25 setembro 2012

Augusto Vintém - Compositor Reconhecido

TESTEMUNHO

Quero aqui hoje dar o meu testemunho sobre alguém que nos últimos 25 anos de convívio profissional, soube e quis crescer como Homem, Amigo e Músico. Falo de Augusto Vintém, português, alentejano e portalegrense.
Este meu testemunho vem com o intuito de confirmar uma amizade e respeito mútuos que se foram desenvolvendo enquanto professores, ambos, na Escola Superior de Educação de Portalegre, nas áreas artísticas.
O Augusto soube e continua a saber que a amizade e a admiração são valores que perdurarão para além dos tempos e que isso só acontece porque se reconhece no outro valores e dignidade que permitem engrandecer os homens na busca do seu caminho para a sabedoria.
Docente, músico e compositor tem uma vasta obra que o colocam, como profissional, docente e investigador, num patamar de músicos/compositores discretos, competentes e artistas. Estes adjectivos permitem configurar um reconhecimento técnico-científico pelos seus pares e organizações da área da música, ao ponto de, nos depositários musicais e institucionais, estar ao lado de músicos e compositores como Luiz de Freitas Branco, João Domingos Bomtempo, Frederico de Freitas, etc.. É assim no acervo/registo da Biblioteca Musical da Escola Superior de Música, como é na Biblioteca Digital do Instituto das Artes, e como será nos depositários, nacionais e estrangeiros, da área da música e da composição.
Quero expressar aqui neste meu testemunho, a par de uma pureza na relação com os seus amigos, a dimensão de homem solidário e um enorme sentido de humor que transforma os espaços de socialização e convívio num lugar prazenteiro e de bem-estar.
Aproveito para referir a tristeza que sinto quando uma comunidade não dá atenção aos seus membros quando têm valor. Por omissão, apenas constituem o laço do estrangulamento de um potencial existente e reconhecido fora dessa comunidade. Ainda perduram ideias de que, o que vem de fora, é muito melhor.
É bom que os portalegrenses, definitivamente, sintam orgulho dos elementos da sua comunidade. Aqueles que cá nasceram, e os outros que não sendo de cá, ajudam a construir e a desenvolver Portalegre.
Obrigado Augusto Vintém pela tua amizade e camaradagem.