01 fevereiro 2006

BIOGRAFIA



Avelino Bento nasceu em Sacavém. Vive no Alentejo há quarenta e três anos, entre Évora e Portalegre. Os últimos trinta e dois anos tem vivido nesta última cidade.

Diplomado, desde 1981, pela Escola Superior de Teatro e de Cinema do Conservatório Nacional com o Curso Superior de Teatro (especialização em interpretação).

Mestre em Ciências da Educação, desde 1988, (especialização em didácticas da expressão dramática e do teatro) pela Universidade de Montréal (Canadá) - (mestrado reconhecido pela Universidade do Minho com equivalência atribuída aos mestrados realizados em Portugal).

Doutor em Ciências e Tecnologia da Comunicação, desde 2002, (especialização em Comunicação e Arte) pela Universidade de Aveiro.

Provas Públicas de Adptidão Científica para Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Portalegre nas Áreas da Arte e da Animação Sociocultural realizadas em 2003.

Frequentou, entre 1982/86, o Curso de História e Ciências Sociais (via ensino) na Universidade de Évora.

Frequentou ainda mais dois programas de doutoramento:

Em Ciências da Educação - Didácticas das Artes. Universidade de Montréal (Canadá), 1990. Concluiu a parte curricular e fez o Exame de Síntese Geral com sucesso

Em Teatro - Artes do Espectáculo. Universidade da Sorbonne Nouvelle (Paris III) - Instituto de Estudos Teatrais, 1991.

Foi docente na Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Institutto Politécnico de Portalegre desde Setembro de 1986 até Maio de 2013, iniciando a carreira como Assistente de 2º Triénio, passando por Professor-Ajunto e terminando como Professor Coordenador nas Áreas de Educação, Arte e Cultura.

Como professor no Ensino Superior Politécnico teve como interesses de pesquisa a exploração do espaço da expressão e criação artísticas e a descoberta do tempo da criação e da expressão de hábitos e práticas culturais.

É Professor Coordenador Jubilado da Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Durante este período leccionou, pontualmente, na Universidade de Évora e na Universidade do Porto, como Professor Convidado.

Entre 1981/82 e 1985/86 foi professor de Movimento e Drama na Escola do Magistério Primário de Évora na formação de professores primários (na altura) e de educadores de infância.

Fez formação em Dança Clássica com Anna Mascolo e deu aulas no seu Estúdio em Évora durante 4 anos.

Foi Deputado Municipal na Câmara Municipal de Portalegre entre 93/97.

No seu percurso de vida estão presentes as suas experiências como estudante, artista, animador cultural e professor em Sacavém, Lisboa, Guiné-Bissau, Évora, Paris (França), Montréal (Canadá) e Portalegre.

Foi, conjuntamente com Mário Barradas, Luís Varela e outros, co-fundador do Centro Cultural de Évora onde trabalhou como actor, professor de teatro e animador cultural.

Foi, durante o ano de 1981, animador cultural na Câmara Municipal de Évora, tendo desenvolvido projectos de intervenção e gestão cultural de sua autoria.

Continua a desenvolver trabalhos de actor, encenador e animador cultural.

Depois de concluir o seu doutoramento (2002) tem feito parte de júris de defesa de Teses de Doutoramento e de Dissertações de Mestrado; júris de recrutamento de professores para o Ensino Superior; orientador de dissertações de mestrado; participação em júris de avaliação de cursos do ensino superior a partir da A3ES. São actividades que continuam a partir dos convites ainda formulados pelas Instituições.

Em 2010, ano do Centenário da República Portuguesa, foi o Comissário do "Ciclo de Conferências de Senadores da República" com a temática "A República e o Mundo", organizadas pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

É autor dos livros
Teatro e Animação - outros percursos do desenvolvimento sócio-cultural no Alto Alentejo”; Colibri, 2003. (a partir da tese de doutoramento).
"O meu blog deu-me o mundo", Largo da Sé/IPP, 2010.

Outras publicações: Dezenas de Artigos e Comunicações publicadas em livros de Congressos Nacionais e Internacionais e em Revistas Científicas em suporte de papel e electrónicas.