01 fevereiro 2006

PUBLICAÇÕES

Bento, Avelino [2010] "O meu blog deu-me o mundo - antologia de textos sobre Cultura, Educação, Arte e Animação. Tributos" Edição do Instituto Politécnico de Portalegre Colecção"Largo da Sé" 2010 - 215 págs ISBN 978-989-96701-0-5

Bento, Avelino [2003] - "Teatro e Animação - Outros percursos do desenvolvimento sociocultural no Alto Alentejo" - Edicões Colibri 2003; 324 p.; 23x16 ISBN 972-772-420-5 - A pertinência desta publicação assenta na importância da sua temática dirigida à formação escolar, académica e profissional em teatro, em animação sócio-cultural e em educação. É um trabalho que tem uma dimensão transversal e multidisciplinar que lhe atribui alguma originalidade. Constitui um primeiro passo no estudo contextualizado do teatro e da animação sócio-cultural com reflexos nas dinâmicas culturais locais instituídas ou a instituir. É uma obra que apresenta também uma reflexão sobre a praxis política do poder local na área da acção cultural.

Bento, Avelino [2001] - “O Teatro e o Desenvolvimento Sócio-Cultural Local e Regional” - Aveiro - [tese de doutoramento co-orientada pelas Profªs Eugénia Vasques e Fátima Pombo - apresentada em Maio de 2002 na Universidade de Aveiro, para obtenção do grau de doutor em Ciências e Tecnologia da Comunicação, especialização em Comunicação e Arte.Versão integral não publicada. Em consulta na Universidade de Aveiro ou na Escola Superior de Educação de Portalegre].

Bento, A., Mascarenhas, J., Brilhante, Mª J., et all, [2001] -“Festivais Internacionais de Teatro - Nordeste Alentejano 1991/2001” - Edição CTP/O Semeador, Portalegre - [reflexões de vários autores sobre o festival de teatro de Portalegre: implicações estéticas, políticas e culturais na região].

Bento, A. - (Org.) - [1994] - “1º Encontro de Acção Cultural do Distrito de Portalegre” - Edição do CRAP/ESEP, Portalegre - [descrição pormenorizada de todo o evento: actas plenárias, actas de painéis, sínteses de ateliês, material de divulgação, etc].

Bento, Avelino [1988] -“Investigação descritiva sobre os obstáculos à prática do ensino da expressão dramática nas escolas primárias do distrito de Évora, feita pelos professores formados entre 1976 e 1986” - Montréal - (Não publicado) - (memória - 2º Ciclo Universitário - mestrado) - orientada pela Profª Gisèle Barret, apresentada em Novembro de 1988 à Faculdade de Estudos Superiores da Universidade de Montréal (Canadá), para obtenção do grau de mestre em ciências da educação, especialização em didácticas da expressão dramática e teatro - Versão portuguesa poderá ser consultada no Centro de Recursos da Escola Superior de Educação de Portalegre.

Bento, Avelino - (Org.) - [1987, 1989] - Edição do Centro de Recursos e Animação Pedagógica da Escola Superior de Educação de Portalegre - CRAP/ESEP - , Portalegre - [textos de apoio à disciplina de Expressão Dramática dos cursos de Profs do 1º Ciclo do Ens. Básico e de Educação de Infância. Vários autores: António Nóvoa, Avelino Bento, Carlos Fragateiro, Francisco Beja, Georges Laferrière, Gisèle Barret, Isabel Alves Costa, Luís Aguilar, Rosário Ortega] - (esgotados).

Bento, A., Farinha, I. [1987] - “A Expressão Dramática e a Psicologia na Escola Primária” - Edição do Centro de Recursos e Animação Pedagógica da Escola Superior de Educação de Portalegre - CRAP/ESEP - , Portalegre - [breve análise psicopedagógica a algumas das actividades de expressão dramática]. - (esgotado).

Bento, Avelino - (Org.) - [1987] - “Actas do I Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores do Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre” - Edição do Centro de Recursos e Animação Pedagógica da Escola Superior de Educação de Portalegre - CRAP/ESEP -, Portalegre - [comunicações de vários artistas e pedagogos: António Nóvoa, Arquimedes Santos, Avelino Bento, Glicínia Quartin, Graziela Cintra Gomes, José Alberto Saraiva, João Brites, Maria de Lourdes Martins, Natália Pais, Wanda Ribeiro da Silva] -(esgotado).

Bento, Avelino [1987] - “Caderno de Exploração Pedagógica sobre o espectáculo de teatro Histórias de brinquedos com história” - Edição do CRAP/ESEP e CTP/O Semeador, Portalegre - [dossiê de trabalho com os professores e os alunos sobre a exploração do espectáculo: formação e auto-formação; fichas e propostas] -(esgotado).

Bento, Avelino [1987] - “A Técnica da Voz, a Comunicação e a Segurança do Professor I e II" - Edição do Centro de Recursos e Animação Pedagógica da Escola Superior de Educação de Portalegre - CRAP/ESEP - , Portalegre - [contextualização teórico-prática e metodologias de abordagem aos domínios da utilização e técnica da voz] - (esgotados).

Bento, Avelino [1986] - “Caderno de Exploração Pedagógica sobre o espectáculo de teatro O Contra Palhaço” - Edição do Centro Cultural de Évora (actual CENDREV) - [dossiê de trabalho com os professores e os alunos sobre a exploração do espectáculo: formação e auto-formação; fichas e propostas] -(esgotado).