24 abril 2012

CASAMENTO DE ABRIL

Fizemos parte, eu e a Ilda, da geração que no dia 25 de Abril de 1974 fez a revolução na rua ao lado dos militares. Fomos POVO/MFA. A Ilda em Évora e eu em Lisboa.
Viemos a conhecer-nos em Lisboa em 1982 e casámos em Évora em 24 de Abril de 1983. Fizemos 29 anos de casados. Queríamos um casamento de Abril e só não foi a 25 porque o Registo Civil estava encerrado. Mas entrámos, juntamente com os nossos amigos e familiares, pela madrugada dentro, cantando canções revolucionárias no Alto de S. Bento.
Entre aquele período que não nos conhecíamos, isto é, entre Abril de 1974 e Abril de 1982, e também a partir de Abril de 1983 até ao momento, alimentámos a nossa relação e os nossos filhos com os ideais de Abril. Foram momentos extraordinários de festa, de trabalho, de solidariedade, de partilha, de investimento pessoal e colectivo, para chegarmos hoje à desilusão e à tristeza no país que tanto acreditámos e que tanto amamos.
Houve, ao longo destes 29 anos de casados, momentos pessoais e profissionais por vezes difíceis de ultrapassar. Mas com a coragem e com o objectivo de contribuirmos para um mundo melhor, foram sendo ultrapassados.
Nesta altura da nossa idade vemos o futuro, não só para nós, mas também para os nossos filhos e netos e todo o povo que vive do trabalho, nuvens negras no horizonte. Vamos tentar com o amor que nos une, forte e imenso, com a dedicação e partilha, como sempre fizemos, dar toda a nossa energia para que um Abril Novo volte a sentir-se nestes amanhãs de dúvidas e desespero.