02 outubro 2011

"CARMEN" de Bizet e o Grupo de Bailados de Anna Máscolo - 1969

A Senhora D. Anna tinha um amigo excepcional: o António Esteves, cavaleiro tauromáquico, creio que amador, de uma disponibilidade espantosa para todos nós e, sobretudo, de uma grande generosidade. Era uma figura singular de facto e com um sentido de humor brilhante. Olhando para os bailarinos da altura, eu próprio, o Amílcar Martins, o Zé Sales e outros, dizia de uma forma bastante discreta, com alguns trejeitos efeminados que lhe era peculiar, mas com um sorriso malicioso: “para mim o bailarino perfeito seria alguém com o tronco do Zé, as pernas do Amílcar e os braços do Avelino”. Embora tecnicamente para ele estivesse sempre tudo perfeito, era de facto a estética do corpo em movimento que o seduzia. Já agora, não era só o corpo masculino alvo de comentários. Por vezes comentava, também, com algum desdém, o corpo feminino. O António e o Zé já não estão entre nós. Eu e o Amilcar seguimos o nosso caminho, algumas vezes em conjunto, outras vezes, como agora, separados. Mas tem sido um caminho que, marcado seguramente pela sensibilidade artística e estética da D. Anna, nos levou e graças a Deus nos leva ainda hoje, para as questões educativas da arte.


Nota: a foto reenvia-nos para uma cena da Ópera "CARMEN" de Bizet, dançada nos finais da década de 60 no Teatro da Trindade. Pode ver-se de costas José Sales, Avelino Bento, Amilcar Martins e Luís (que me perdoe mas não me ocorre o outro nome)