06 março 2011

Nicolau Saião na Editora Escrituras (São Paulo, Brasil)

De um companheiro destas coisas da Arte e da Cultura

nicolau saião
pintura de nicolau saião

Nicolau Saião (Monforte do Alentejo, 1946) é poeta, publicista, actor-declamador e artista plástico. Participou em mostras de Arte Postal em países como Espanha, França, Itália, Polónia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Austrália, além de ter exposto individual e colectivamente em lugares como Paris, Lisboa, Porto e Sevilha. Esteve ligado à exposição “O Fantástico e o Maravilhoso”, com Mário Cesariny e Carlos Martins (1984), patente no Teatro de Xabregas e na Soc. Nac. de Belas Artes, tendo traduzido diversos autores incluídos no livro-catálogo e, com João Garção, organizou a mostra de mail art “O futebol” (Coimbra,1995). Até se aposentar recentemente foi o responsável pelo Centro de Estudos José Régio adstrito à Casa-Museu, em Portalegre. Tem colaboração diversa na imprensa cultural em vários países, de que são exemplos Colóquio-Letras, TriploV (Portugal), DiVersos (Bruxelas), Albatroz (Paris), Agulha (Brasil), Mele (Honolulu), Decires (Argentina), Botella del Naufrago (Chile), Blanco Móvil (México), Espacio/Espaço Escrito (Badajoz, Espanha)…
Proferiu palestras sobre arte fantástica, literatura de mistério, a nação índia norte-americana e pintura em Portalegre, Tours, Estremoz, Roma, Paris, Montargil, Bruxelas, Toronto, Badajoz…O cantautor espanhol Miguel Angel Naharro incluiu-o no seu CD “Canções lusitanas”.
Concebeu, realizou e apresentou o programa radiofónico “Mapa de Viagens” (Rádio Portalegre). Está representado em antologias de poesia e pintura. Em 1992 a Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o prémio “Revelação/Poesia” ao livro “Os objectos inquietantes” (Editorial Caminho). Nos anos 90 orientou e dirigiu o suplemento literário “Miradouro”, saído no “Notícias de Elvas”. Co-coordenou “Fanal”, suplemento cultural publicado mensalmente no ”O Distrito de Portalegre”, de Março de 2000 a Julho de 2003. Autor de livros como “Os objectos inquietantes” (1992), “Passagem de nível” (teatro, 1993), “Flauta de Pan” (1998), “Os olhares perdidos” (2001), “O armário de Midas” (Moçambique, 2008). No Brasil, saíu em 2007 na “Escrituras” a antologia de poesia e pintura “Olhares perdidos”.
Participou pela banda de Portugal na Bienal de Fortaleza-Ceará (2008) e nos Encontros de Cultura e Etnografia de Montargil (2010).
Traduziu, organizou e prefaciou a primeira edição mundial completa do livro de H.P.Lovecraft “Fungi from Yuggoth”(Black Sun Editores, 2002).
Vive em Atalaião, pequeno agregado populacional a nordeste de Portalegre.
(Biografia sucinta estabelecida por Jolce de Oliveira)