22 fevereiro 2011

A HUMANIDADE EM ARTE

Há uns posts atrás questionava-me se, na minha condição de aposentado, iria demonstrar a lucidez e a criatividade de dois colegas e amigos nessa situação.
Não sendo uma questão que me preocupe muito, não deixo, contudo, de a reformular de vez em quando.
Hoje quero, de novo, dar testemunho de mais um amigo, também ele de longa data, que se encontra na mesma situação dos outros dois amigos: aposentado. A todo o momento dá sinais da sua criatividade, imaginação e sensibilidade através do seu talento ligado à poesia, à pintura e à reflexão teórico-filosófica. Refiro-me, naturalmente, a Nicolau Saião.
Nicolau Saião habituou-me a receber, semanalmente, na caixa de correio electrónico, breves reflexões sobre o mundo, as pessoas e a arte. Sendo breves, as reflexões, não deixam de ser sentidas e profundas. É um homem do pensamento, da reflexão e do diálogo. Estas dimensões surgem não só com as palavras. Traduzem-se também pelas imagens.
São muitos os pequenos artefactos de pintura e desenho de Nicolau Saião que recebo na minha caixa de correio electrónico. A maioria deles tem uma história e contexto poético-literário ou, simplesmente, existem enquanto manifestação e expressão artística.
A partir de hoje, com a permissão de Nicolau Saião, vou publicando alguns dos seus pequenos trabalhos. É, sem dúvida, um exercício, este, o da criação artística, que projecta para o mundo a humanidade que há em nós. Nicolau Saião tem-na muito em profundidade.
Filhos da Nação 1

Filhos da Nação 2

Filhos da Nação 3