27 junho 2010

mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia...

“Desprendeu-se a vontade de Baltazar Sete-Sóis, mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia e a Blimunda.”
“(…) mas a imagem que se fixa e arrefece os olhos é a cabeça descaída de um touro, a boca aberta, a língua grossa pendendo, que já não ceifará, áspera, a erva dos campos, ou só os pastos de fumo do outro mundo dos touros, como haveremos de saber se inferno ou paraíso.”
“Nada disto surpreendia Caim. O que para ele foi novidade absoluta, e por isso aqui fica pontual registo, foi a repartição dos despojos, da qual consideramos indispensável deixar notícia para conhecimento dos costumes do tempo, pedindo de antemão desculpa ao leitor pelos excessos de uma minúcia de que não somos responsáveis.”
“Quanto aos temíveis insensibilizadores magnéticos, não se vê por aqui, entre a diversa aparelhagem, nada que sugira uma tão decisiva função, o que, pensando melhor, poderia apenas significar que os insensibilizadores magnéticos não têm, propositada e justamente, o aspecto de insensibilizador magnético.”
“Quem venha seguindo com suficiente atenção este relato, terá já estranhado que depois do divertido episódio da patada que Salomão aplicou ao padre da aldeia não tenha havido referência a outros encontros com os habitantes destas terras. Como se viéssemos atravessando um deserto e não um país europeu civilizado que, ainda por cima, como nem a mocidade das escolas ignora, deu novos mundos ao mundo.”
“A Fundação é um espelho em que nos contemplamos os dois, mas a mão que o sustém, a mão firme que o sustém, é a de Pilar. (…) Já lhe devi a vida uma vez, agora é a vida da Fundação que ela deverá proteger e defender.
Quem escreve desta forma e com este sentido é alguém genial. O seu patamar é o dos deuses do Olimpo, lugar onde se observa e lamenta a mesquinhez do Homem. Poucos, entre nós, são seres superiores e, por isso, perseguidos, difamados e queimados na eterna fogueira inquisidora.
Obrigado José Saramago por me teres permitido partilhar o teu mundo e a tua reflexão sobre Deus e o Homem.