01 abril 2010

Associação JANUS - Projecto Cultural
Quando a revista “Plátano” foi criada gerou-se à sua volta um movimento que, passo a passo, foi reunindo pessoas com diversos perfis, diferentes bases culturais e de dispares locais de origem que, ao realizaram um projecto de relevo, “A comemoração dos oitenta anos do Padre Patrão” se foram dando a conhecer uns aos outros e cimentando a sua amizade.
As saudáveis e divertidas refeições que em comum foram fazendo, propícias à troca de ideias e ideais, deram origem à JANUS - Associação Cultural.
Porquê JANUS?
Porque a Associação quer ser uma porta em que de um lado está o Passado e no outro o Futuro. Uma porta que se abre para o Futuro. O Futuro de uma Cidade, de um Concelho, de uma Região. Afinal uma porta que permita vislumbrar um caminho de cultura, de civilidade, de intervenção cívica e de apaziguamento. Quem, mitologicamente, guarda essa porta é JANUS, o porteiro celeste, deus romano. JANUS é simbolicamente representado por duas cabeças unidas pelas nucas, daí o nosso logotipo.
A JANUS pretende dar início a uma intervenção cívica e cultural, aberta e diferente, intervindo de forma apaziguadora, demonstrativa da capacidade que a comunidade portalegrense pode ter para criar e construir uma cidade branca e moderna, capaz de olhar o futuro e o presente com esperança e dinâmica.
Não queremos querelas nem polémicas, antes pretendemos provocar o conhecimento dos cidadãos de Portalegre entre si, criando interacções produtivas e fomentando desenvolvimento social, cultural e económico.
Pelo facto de a Sociedade Civil de Portalegre não ter um Fórum de debate onde se possa manifestar, dizer o que pensa do Presente para construir o Futuro e, sem se querer substituir às principais Instituições locais, a JANUS quer ser mais um elemento contributivo para estudar e preparar o Futuro colectivo.
Ao constituir-se formalmente como «Associação JANUS - Projecto Cultural» pretende, neste seu primeiro momento público, publicitar as suas três primeiras iniciativas, consubstanciadas em jantares coloquiais.
Para estes jantares que estamos a organizar e que terão lugar no Restaurante “TAPAS” serão convidadas, para palestrar, pessoas activas, com poder de intervenção social, real e actuante. Para com elas conviver e estabelecer diálogo estarão membros da nossa sociedade que não pertencem, nem ao seu grupo de trabalho nem às suas relações do dia-a-dia. Só assim o interventor poderá conhecer e ser conhecido por mais gente e, consequentemente, estabelecerem-se novas dinâmicas e pontes de entendimento e de criação de riqueza intelectual, tão necessárias ao desenvolvimento cultural e social.
O primeiro, a 15 de Abril, terá como orador o Bispo da Diocese. Seguir-se-á um segundo, a 1 de Junho, com o Presidente da Câmara Municipal de Portalegre. O terceiro, após as férias grandes, com o Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.
Acreditamos que vamos conseguir dar corpo a outro tipo de iniciativas, mas todas elas, sempre, no âmbito da Social Civil à qual pertencemos.
Portalegre, 31 de Março de 2010

Américo Agostinho
Avelino Bento
Carlos Juzarte Rôlo
Fernando Correia Pina
José Manuel Polainas
Mário Casa Nova Martins