01 março 2010

A propósito da preservação da memória a Raul Solnado, a família, para responder a alguns dos sonhos do actor, está decidida a meter mãos à obra para concretizá-los.
Tenciona avançar com a construção de uma Escola de Teatro e com um Museu sobre o actor, ambos com o nome do artista. Para o Museu conta com o espólio do actor, que se traduz em obras de arte, oferecidos a Raul Solnado por outros artistas amigos, mas também por outro tipo de objectos mais pessoais.
Penso que as duas iniciativas farão, sem dúvida, perdurar na memória colectiva a importância da personalidade, do talento e da humanidade de Raul Solnado.
Não me parece boa ideia que o espólio do actor, nomeadamente algumas dessas obras de arte, deva ir a leilão, para custear a construção da Escola de Teatro. Um e outro projecto podem ter percursos diferentes de viabilização. Do meu ponto de vista os dois espaços podem coexistir e completar-se. De que forma?
A primeira coisa a saber é se a Câmara Municipal de Lisboa está disponível a ceder espaço físico digno para a implementação destes dois projectos ou, porventura, a disponibilizar, a preço zero, terreno para construção de raiz. Afinal, qualquer destes dois equipamentos culturais na cidade de Lisboa, com a matriz de utilidade pública, seria uma enorme manifestação de gratidão para com Raul Solnado que em vida deu, à cidade e ao país, o seu talento, a sua generosidade e o seu humor.
Os Projectos levados a bom termo, têm condições de avançar, pelo tipo de apoio que hoje é possível alcançar, através de programas-quadro europeus para a cultura, do próprio governo português e das autarquias da grande Lisboa.
A Escola de Teatro para funcionar, e como se tratará de uma escola profissional, terá todas as condições de viabilização ao abrigo da legislação que legitima o ensino técnico-profissional.
A família deverá rodear-se de um conjunto de pessoas competentes em vários domínios, nomeadamente no plano jurídico, artístico e financeiro. Só uma equipa generosa, como foi Raul Solnado, poderá ajudar a família do actor a concretizar este seu sonho adiado.
Comigo podem contar para a formação teatral.