28 março 2010

O que é suposto trazer-nos o Dia Mundial do Teatro?

Acreditem, até ao momento em que escrevo este texto, estamos a 28 de Março, não conheço ainda o conteúdo da mensagem do Dia Mundial do Teatro, nem sequer o nome do seu autor. Não é hábito da minha parte ignorar este evento.
As mensagens de esperança escritas pelos seus autores, homens e mulheres do Teatro e do Mundo, são conteúdos que se perdem no dia da efeméride, após a leitura do seu conteúdo em todas as bocas de cena dos teatros do mundo.
Este ano, intencionalmente, descurei o conteúdo e o autor da mensagem. Preferi ouvir primeiro, em Évora, os testemunhos que iriam ser feitos sobre Mário Barradas, no contexto da homenagem que o CENDREV lhe prestou no Teatro Garcia de Resende e perceber se faziam sentido com uma ideia de mensagem universal sobre o Teatro.
Ouvi palavras e frases como solidariedade, transformação do mundo, educação e formação das comunidades, construção de cidadanias, emancipação dos povos, função social inadiável, serviço público, educação estética, mestre, amigo, companheiro, culto, inteligente, apaixonado, universal, à frente do seu tempo, optimista…
Estas e muitas outras palavras e frases foram as que ouvi sobre Mário Barradas e que gostaria de ler e ouvir como a mensagem do dia mundial de teatro deste ano.
Como um dos privilegiados que se cruzou com Mário Barradas, já aqui o referi algumas vezes neste blogue, concordo em absoluto com o testemunho das pessoas presentes ontem em Évora, dia 27 de Março de 2010, pelas 16H no Teatro Garcia de Resende. Para mim, a acrescentar a todas aquelas palavras, juntaria a generosidade, a inquietude, o gosto de ensinar e de aprender.
Assim o Dia Mundial do Teatro foi para mim um dia de afectos, de memórias e de gratidão.
Foi esta mensagem que quis ouvir primeiro. Mário Barradas não se atreveria a falar de si daquela forma, mas os seus contemporâneos fizeram-no e deram-me o privilégio de ouvir outra mensagem do Dia Mundial do Teatro.
Ouvi directamente a mensagem com a qual que me identifico.