19 novembro 2009

MORREU MARIO BARRADAS, MEU MESTRE, MEU AMIGO


Estou muito, muito triste.
Mário Barradas, homem de Teatro, intelectual português, açoriano e cidadão do mundo, deixou-nos.
A ele devo o meu crescimento intelectual e a minha maturidade como homem. Foi e será sempre uma referência na minha vida. Nela, em alguns momentos, bons e menos bons, fomos companheiros, amigos e, naturalmente, mestre, grande mestre e discípulo.
Na vida e na forma de compreender o Teatro, enquanto meu director na Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional mas, também, enquanto meu director na Companhia de Teatro do Centro Cultural de Évora, actual CENDREV, Companhia que, com um conjunto de veteranos e jovens actores vindos do Conservatório, iniciámos em Évora em 1975. Depois de 1982, altura em que deixei a Companhia e comecei a minha actividade de docente, encontrávamo-nos pontualmente em eventos de Cultura.
Neste blogue, mais de uma vez, homenageei Mário Barradas, meu mestre e meu amigo.
Quem está no mundo do Teatro tem de ser intelectualmente honesto e reconhecer o papel de renovador da estética do teatro em Portugal.
O Teatro em Portugal está de luto mas, Mário Barradas, através dele viverá para sempre.
Não me vai ser possível acompanhar Mário Barradas à sua última morada. Mas rezarei para que a sua alma descanse em paz.
Através deste post apresento as minhas condolências à família e amigos mais próximos, mas também à Companhia de Teatro do CENDREV.