04 novembro 2009

CULTURA E CIVILIZAÇÃO

in: Jornal Público - 02 de Novembro de 2009 - Edição de Lisboa.
Este texto de Mário Vieira de Carvalho é bastante pertinente. Penso que estamos no patamar da reflexão profunda sobre a existência ou não da crise de Civilizações e/ou de Culturas. Uma coisa é certa, para uma melhor harmonia entre os povos é fundamental chegar-se a consensos universais.
Esta reflexão, que amiúde tento fazer, é feita quase sempre de uma forma solitária por todos nós. Vem na sequência das nossas interrogações sobre o mundo e do nosso questionamento sobre a mundividência das coisas, objectivas, e das que nos escapam. Por isso os livros e os autores são respostas possíveis mas não únicas. Falta-me, falta-nos o debate, a troca de ideias. Falta-nos, falta-me, afinal, a socialização do tema.
Esta questão tem sido ultimamente para mim, direi, emergente. Não só pelas mensagens vindas do blogue http://avozportalegrense.blogspot.com do meu amigo Mário Casa Nova Martins, através da publicação de revistas e autores que problematizam o mundo, as civilizações, as culturas, como pelo meu avançar na idade, no caminho e na busca.
Haverá aqui uma dimensão teológica? Porventura. Mas há também de certeza uma dimensão verdadeiramente axiológica.