15 outubro 2009

Loures: Autarquia de Referência

Há, por todo o país, muitas autarquias que entendem a intervenção artística, cultural, educativa e social como questões menos importantes no desenvolvimento local. Para além de serem áreas de cidadania e de democratização da vida das populações, são também áreas constitutivas de desenvolvimento económico e social. A partir de uma justiça distributiva gera-se riqueza, inovação e desenvolvimento.
Existe também, por este país, autarquias que entendem a cultura como um cabaz de compras, empacotado e pronto a servir à comunidade, sem que a participação das pessoas ultrapasse a mera dimensão da fruição.
Felizmente temos também autarquias que fazem da sua intervenção um projecto colectivo direccionado para a melhoria da qualidade de vida das suas populações: melhores condições sociais (a muitos níveis), melhores oportunidades de acesso aos bens que constituem uma das variáveis importantes no desenvolvimento local e, portanto, das pessoas: a cultura, a educação e a arte.
Um concelho desenvolvido culturalmente tem sucesso económico garantido porque é mais competitivo. Por isso mesmo também é mais humano, mais solidário e tem mais oportunidades.
Vamos entrar num novo ciclo autárquico. Muitas das Câmaras mantêm a mesma presidência, outras há que serão novas. Para umas e outras formulo votos para que pensem mais nas populações. Mas pensem com elas.
Neste momento gostaria de viver no meu concelho natal: Loures. Mantém o mesmo presidente. E não me interessa a sua cor política. Tenho a certeza de que vai continuar a obra que desenvolveu com o seu executivo no mandato que agora terminou.
Acompanho regularmente as suas publicações e assisto pontualmente a algumas das suas iniciativas. É um concelho de qualidade. É uma Autarquia de referência.
Consultem Loures Municipal.