08 julho 2009

ANIMADORES SOCIOCULTURAIS - oportunidade e urgência

O apelo que a APDASC faz aos Animadores Socioculturais (ASC) no sentido de participarem no Encontro de Animação Sociocultural em Cucujães responde, no meu entender, a estes dois indicadores: oportunidade e urgência.
Oportunidade porque, pela primeira vez, os ASC organizam o seu próprio Encontro através da dinâmica e do serviço público que a APDASC tem vindo a realizar. Pela primeira vez não se trata de um Encontro de académicos onde se discutem as questões epistemológicas da Animação Sociocultural associadas às suas pesquisas académicas, mas trata-se tão só da constatação por parte dos ASC da necessidade de discutirem, eles próprios, os seus problemas profissionais e a problemática da Animação Sociocultural de quem se encontra todos os dias no terreno.
Urgência. Afinal chegou o momento de se discutirem as questões formais associadas ao Estatuto Profissional, à profissão, ao conceito de empregador de ASC e aos perfis de quem faz, aos vários níveis, a Animação Sociocultural.
Neste sentido vejo com bastante pertinência este Encontro Profissional. Consubstancia de facto a Oportunidade e a Urgência de uma discussão nacional, que faltava fazer, e da qual era urgente que saísse um documento importante que pressionasse o poder político para a tomada de decisões que conjuguem a definição da profissão e, definitivamente, se estratifiquem os espaços onde a Animação Sociocultural é profissional.
Não se entende daqui, das minhas palavras, que os académicos não possam participar. Penso que também é importante mas, desta feita, com um discurso direccionado para a problemática da profissão de ASC e da Animação Sociocultural enquanto estratégia de desenvolvimento enquadrando estes profissionais.
Apesar deste meu post e da reconhecida importância do evento, mas também pelos laços que me ligam à APDASC e, sobretudo, ao Carlos Costa, não me é possível estar presente por questões inadiáveis. Deixo todavia votos de um eficaz Encontro e que dele resulte, finalmente, algo que ilustre a vivacidade da Animação sociocultural e do desempenho dos ASC.