09 maio 2009

TRIBUTO A JOÃO MOTA


TRIBUTO A JOÃO MOTA NA ESE DE PORTALEGRE
No decorrer do I Encontro de Educação Artística realizado pelos professores e alunos do Curso de Educação Artística da Escola Superior de Educação de Portalegre, João Mota, artista e pedagogo, actor/encenador da Comuna e professor de Drama, jubilado da Escola Superior de Teatro foi, uma vez mais, homenageado pelo seu percurso singular.
Este momento serviu para que ex-alunos de teatro, formados na Comuna e ex-alunos de educação fizessem um depoimento emocionante sobre o cruzamento das suas vidas com a de João Mota.
Eu próprio contextualizei João Mota no evento, referenciando alguns dos momentos em que nos cruzámos como artistas e pedagogos, assinalando a importância do João como um dos actores/encenadores de referência do Teatro Independente nascido em 1972, primeiro com os Bonecreiros e depois com a Comuna, mas também como referência na História da Educação Artística em Portugal. Lembro a este propósito que foi o primeiro professor de Expressão Dramática em Portugal e que esteve associado à Reforma do Ensino Artístico decidida politicamente por Veiga Simão e promovida por Madalena Perdigão, Arquimedes Santos e Mário Barradas.

A peça, simbólica, que atribui o Tributo, foi construída por um grupo de professores e alunos do Curso de Educação Artística sendo, do meu ponto de vista, uma obra artística onde a estética e o reconhecimento se fundem.
João Mota dinamizou duas Oficinas de Drama, como gosta de mencionar e apresentou em estreia nacional, no CAEP em Portalegre, a sua última encenação na Comuna “Querida Professora Helena Serguéiévna” de Ludmilla Razumovskaia.
Na altura do lançamento do livro sobre João Mota, de autoria da Eugénia Vasques, tive oportunidade de, neste blogue, Maio de 2006, escrever um pouco sobre o João Mota.
Pela sua solidariedade, pelo seu sentido de justiça, pela sua frontalidade e pela sua humildade, mas também pelo muito que tem dado ao Teatro e à Educação Artística em Portugal, o meu muito obrigado João.