11 maio 2009

REVISTA PORMENORES - ALENTEJO


REVISTA PORMENORES - ALENTEJO

Um projecto jornalístico de três jovens diplomados em Jornalismo e Comunicação pela Escola Superior de Educação de Portalegre.
Porventura será um projecto ambicioso, dirão, na medida em que a sua produção, atendendo à forma e conteúdo, é certamente de custos elevados. Mas a determinação destes jovens jornalistas, enfrentando os Velhos do Restelo, é a de promoverem um objecto de enorme qualidade com informação, conhecimento e divulgação sobre o Alentejo, afirmando a Região como um espaço de atracção e de oportunidades emergentes.
A Revista Pormenores está bem estruturada metodologicamente. Coloca em evidência o momento da informação, ao mesmo tempo que recentra o debate público e a reflexão através de artigos de opinião. Afinal permite-se afirmar a região e as suas gentes como protagonistas do seu desenvolvimento. Simultaneamente estrutura-se também com artigos e reflexões de carácter mais nacional ou até mesmo universal.
Não sendo o objectivo deste post fazer uma recensão escrita sobre os artigos da revista, não quis deixar de olhar um pouco mais profundamente sobre os objectos que a estruturam. Neste Número 1, de Maio de 2009, estão presentes algumas áreas do conhecimento, assim como uma entrevista. A Cultura, a Economia, o Ambiente, a Educação fazem parte desta edição, surgindo em artigos de enorme qualidade, o que configura uma preocupação destes jovens em rentabilizar o que de melhor existe na Região ou na Diáspora. De facto, do meu ponto de vista, o sucesso deste projecto só se fará sentir se se rentabilizar o potencial e a qualidade de um conjunto de pessoas que gostam, conhecem e escrevem sobre o Alentejo.
O espaço da Entrevista, como lugar de referência, sobre percursos, projectos ou histórias de vida parece-me um espaço inovador e, ao mesmo tempo, conciliador das pessoas com a Região porque a promovem trabalhando.
A qualidade do material que estrutura a revista enquanto objecto físico é de um nível superior, o que convida o leitor a folheá-la paulatinamente fazendo-o interessar-se ao mesmo tempo pelos objectos da informação e do conhecimento.
O preço praticado, de apenas 3 Euros, não é de mais face à qualidade superior do produto em análise.
Aos jovens, autores do projecto, e a todos aqueles que hoje já colaboram nele, formulo os melhores votos de longevidade e de sucesso empresarial.