30 março 2009

UNIVERSIDADE DE ÉVORA - 450 ANOS



Para a Universidade de Évora, seus estudantes, professores e funcionários, assim como para a cidade de Évora e sua população é, seguramente, um enorme orgulho, estes 450 anos de vida da Universidade.
Pelo passado, pelo presente e, naturalmente, pelo futuro.
Não posso deixar de me associar intelectualmente a este evento pela razão de que fui aluno e professor da Universidade. Sobretudo, não posso deixar de me associar afectivamente a este evento pela minha condição de cidadão que, não sendo da região, fui protagonista de uma integração social e cultural cativante durante os onze anos que lá vivi.
Considero que este Colóquio Internacional percorrerá a História da Educação em Portugal revelando o apogeu de épocas em que o ensino universitário foi um dos baluartes mais importantes, senão o mais importante, no desenvolvimento do país.
A Universidade de Évora, ontem como hoje, é uma referência universal.
Apenas lamento, e porque continuo na região do Alentejo, que os dirigentes da Universidade de Évora, de algum tempo para cá, estruturem a sua implementação na região e no país através de uma política de informação agressiva e hegemónica, tentando ignorar que o Ensino Superior no Alentejo também se faz hoje na região com os Institutos Politécnicos de Portalegre e de Beja.
A prova disso é dada neste convite para o evento acima referido. A nenhum dos Presidentes dos dois Institutos, de Portalegre e de Beja, lhes é dado o mérito de estarem representados formalmente na Comissão Científica, à semelhança de outros de fora da região que, por mérito e estatuto, têm esse lugar.