13 novembro 2008

OS BLOGS EM PORTALEGRE

Com a ausência de uma profunda preparação técnica em novas tecnologias e sem qualquer espécie de cultura cibernauta aventurei-me, há pouco menos de três anos, a dois meses de os completar, a entrar no mundo da blogosfera. Era meu intuito, e mantém-se neste momento, utilizar esta ferramenta ao serviço da minha actividade académica, podendo, pontualmente, entrar com pequenas reflexões mais gerais mas também de maior mundividência. Tenho cumprido esses objectivos.

Por me dirigir a públicos muito direccionados não tive o cuidado de entender, a este nível, o que se passava na cidade de Portalegre e na Região do Norte Alentejano. O facto é que fui surpreendido recentemente, de uma forma bastante positiva, com a quantidade de blogs existentes na cidade, na Região e de alentejanos da região que, fora dela, escrevem sobre a mesma.

Foi preciso ter havido o lançamento do número 4 da Revista Plátano, divulgado na blogosfera, e da divulgação, por um conjunto de blogs da cidade, de um pequeno texto aqui formulado a propósito desse lançamento, que me apercebi deste enorme movimento cibernauta.

Dentro das minhas disponibilidades fui abrindo alguns deles e fui ficando surpreendido pela qualidade estética desses blogs, a qualidade dos seus conteúdos, que são transversais à cidade e à região, em campos como a História, a Literatura, a Poesia e a Arte, mas também à Ecologia e ao Ambiente.

Sabendo que são bastantes e que de algum modo ainda não tive oportunidade de os abordar na totalidade, deixaria aqui alguns endereços e uma proposta.

ENDEREÇOS:

A VOZ PORTALEGRENSE - http://avozportalegrense.blogspot.com
em portalegre cidade… - http://emportalegrecidade.blogspot.com
Em Portalegre Cidade do Alto Alentejo - http://portalegrecidadealtoalentejo.blogspot.com
Arquivo do Norte Alentejano - http://nortealentejano.blogspot.com
Plátano - http://platanorevista.blogspot.com
Ruy Ventura - http://ruyventura.blogspot.com
Estrada do Alicerce - http://alicerces1.blogspot.com
O Sexo dos Anjos - http://viriatos.blogspot.com

Acreditem, há, seguramente, o triplo destes blogs na cidade e na região. É esta circunstância que me direcciona para a proposta.

PROPOSTA:

Do mesmo modo que tenho tido como preocupação, veiculo bastante essa mensagem através dos meus posts, a importância de se criarem na cidade e na região sinergias e interacções entre as organizações, instituições, poder local, movimento associativo, etc., capazes de serem elementos constituintes de um mais profícuo desenvolvimento local e regional, vejo agora com mais acutilância utilizarmos também estes instrumentos, os blogs, para os mesmos objectivos.

Assim proponho que se veja a hipótese de um Encontro entre todos os bloguistas da cidade e da região. Para já, conhecermo-nos, falando das experiências de cada um de nós. Depois, marcarmos objectivos comuns, respeitando-se, todavia, a identidade de cibernauta de cada um de nós.

Vale a aposta? Como começar?