10 novembro 2008

A IMPORTÂNCIA DOS ENCONTROS REGIONAIS DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

Os Animadores Socioculturais da Madeira sabem o que querem e o que pensam da ASC para a Região e para o resto do País. São as minhas, e pessoais, conclusões retiradas do II ERASC, realizado no Funchal na passada 6ª Feira dia 7 de Novembro, a partir da apresentação de projectos realizados na região, mas também da profunda reflexão participativa.

Eles querem ter a certeza de que o seu espaço de formação de 1º e de 2º Ciclos continue a ser assegurado pelos Institutos Politécnicos, nomeadamente pelas suas Escolas Superiores de Educação, instituições pioneiras neste tipo de formação superior e também pelas Universidades, sobretudo através de estudos de 3º Ciclo.

Isto só será possível com um maior enquadramento institucional entre o Ministério do Ensino Superior e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, no sentido de se avançar com urgência para a elaboração dos Estatutos Profissionais, comprometendo-se desta feita para um maior enquadramento no mercado de trabalho dos profissionais de formação de níveis diferentes e, portanto, de competências correspondentes a cada um desses níveis de formação.

Querem ainda que haja uma política cultural, educativa, social e artística, matriz da ASC, emanadas do Poder Central e Poder Local, que corresponda a uma dialéctica entre as necessidades e interesses das populações e cujas propostas políticas sejam direccionadas para a vinculação dos profissionais de ASC, para as suas propostas de intervenção e desenvolvimento e, naturalmente, para o reconhecimento e prestígio da profissão.

O espaço da planificação, gestão e intervenção sociocultural, portanto da Animação Sociocultural, é universal. Por isso é transversal aos sectores público e privado e a todas as organizações de pendor cultural, artístico, social e educativo que fundamentam e organizam a sociedade democrática.

Estão de parabéns a Delegação da APDASC da Madeira e o animador deste Encontro, o companheiro Albino Viveiros, pela organização e pela arte de bem receber os seus convidados.