28 julho 2008

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Nestes últimos dois anos, sensivelmente, tenho vindo a receber da Associação “O Contador de Histórias” (www.ocontadordehistorias.com) um conjunto de pequenos textos que têm enriquecido o meu conhecimento sobre reportórios, temas e autores de histórias para a infância e juventude. E porque não também para todas as idades?

Por esta atenção generosa e incentivadora gostaria de agradecer aos responsáveis da Associação em epígrafe.

Devo dizer que no âmbito do ensino da Expressão Dramática e do Teatro, que desenvolvo há trinta e três anos consecutivos, sobretudo na formação de professores(as) do ensino básico e de educadores(as) de infância, mas também na formação de actores, animadores socioculturais e de técnicos de serviço social, trabalho bastante a oralidade, o jogo, a estética e a socialização a partir de histórias tradicionais e contemporâneas.

Apetrechado que estou com um reportório tão intenso, e diversificado, tenho tido oportunidades pedagógicas, didácticas e artísticas singulares, fruto naturalmente de estar na posse de uma diversidade literária e artística, seleccionada, e que, uma vez mais, só tenho a agradecer à Associação “O Contador de Histórias” (historiasdocontador.blogspot.com).

É de louvar todas as iniciativas, para além do envio generoso dos textos, a realização de conferências, cursos e outras actividades que configuram um espaço inter-geracional de formação estética, artística e cultural.

Obrigado meus amigos por prestarem um serviço público inadiável, provavelmente sem qualquer apoio ou merecido reconhecimento institucional.

Bem Hajam.