01 junho 2008

ANIMAÇÃO DESPORTIVA, RECONHECIMENTO E AMIZADE

Professor DU, vamos esclarecer este equívoco, eu não sou o Ivan, sou o Avelino”. Embora dito com alguma cumplicidade e ternura, o meu interlocutor ficou um pouco constrangido com a minha observação. Depois arrependi-me de a ter feito. Afinal porque não continuar com o nome de Ivan. Para além de ser bonito é o nome de um dos meus filhos.

A história remonta acerca de 17 anos. Eu e o Ivan, na altura o benjamim da família, decidimos inscrever-nos na natação, na Piscina Municipal do Bairro dos Assentos. Na sua maioria eram jovens que queriam aprender a nadar. Eu também queria. Apesar do esforço, competência pedagógica e técnica do Professor DU durante um ano lectivo, ainda hoje pouco ou nada sei nadar. Por incapacidade minha, naturalmente.

Pelo nome de Ivan ser mais pequeno e, talvez, pelo facto de eu ser mais extrovertido e excêntrico, o interessante é que a partir desse momento, e até há dois, três meses, fui o Ivan para o Professor Du. De todas as vezes que nos encontrávamos pela cidade, eu em passo sempre apressado e ele na sua marcha mais lenta, acusando algum cansaço pelos anos de dedicação à animação e à prática desportiva com jovens, cumprimentávamo-nos: “Prof. DU como vai isso?”. “Olá Ivan está bom?

Apesar de não ter havido muitas oportunidades para nos relacionarmos, nem através da prática desportiva, nem pelos circuitos sociais comunitários, estive sempre atento aquele Senhor: pelo trabalho que desenvolveu até há bem pouco tempo na animação e prática desportiva, pela sua humildade, mas também pelo trato fino e delicado que lhe é peculiar na sua relação com os outros.

Soube da homenagem que lhe foi feita num dos últimos eventos “Dia da Cidade”, há poucos anos, onde lhe foi atribuída a medalha de ouro. Mais recentemente, fiquei a saber da atribuição do seu petit nom, porque de nome é Eduardo Sousa Lima, ao Estádio Polivalente dos Assentos, bairro, cidade e região onde é uma figura de referência por todas as razões: por ser competente, honesto, solidário e companheiro.
Desde há uma semana que o Estádio Municipal dos Assentos passou a chamar-se Estádio Municipal Professor DU.

Congratulo-me pelas duas iniciativas da Câmara Municipal de Portalegre, as homenagens ao Professor DU. Afinal foi uma vida dedicada à promoção do desporto, especialmente dos mais jovens, na cidade e na região. Para além de ter sido um pedagogo de uma fina sensibilidade, demonstrou também uma enorme qualidade de animador sociocultural e comunitário. Aliás traduzida na humildade das suas afirmações, que sabemos serem absolutamente sinceras: “eu não fiz nada por isso, não foi esse o meu objectivo. O meu objectivo foi sempre promover a prática desportiva”.

No dia 20 de Maio estivemos juntos num evento organizado pelos estudantes africanos do Instituto Politécnico de Portalegre. Ele pela sua ligação ancestral a África, é natural de Cabo Verde, acompanhando as manifestações culturais e artísticas dos jovens do seu país e de outros jovens da Mãe África. Eu por, no mesmo evento, tentar criar uma narrativa poética aquando da minha passagem por África.

Percebo, agora, afinal, porque sempre senti uma enorme ternura pelo Professor DU. O sangue africano não me corre nas veias, mas África faz-me vibrar o coração.