31 março 2008

TESTEMUNHO À ESCOLA SILVINA CANDEIAS

De quando em quando faço questão, neste espaço, de apresentar um Testemunho.

É uma maneira de homenagear publicamente uma pessoa, um conjunto de pessoas ou uma instituição que, do meu ponto de vista, contribuam ou tenham contribuído para a felicidade dos outros.

Sem demagogia, a solidariedade pode manifestar-se, muitas vezes manifesta-se felizmente, à margem das ambições profissionais, aliás legítimas.

O interessante é verificar quando se consegue construir esse altruísmo separando-o da lógica empresarial. Temos muitos exemplos. Aqui no Alentejo, sem ir mais longe, o Comendador Nabeiro. Neste caso referimo-nos a um grupo económico de peso.
Torna-se mais interessante, a meu ver, quando são pequenas empresas, até de características familiares, como é o Caso da Escola Silvina Candeias de Portalegre.

É uma Escola de referência.

Pelo tempo de existência, mais ou menos trinta anos, pela diversidade da sua oferta formativa e, sobretudo, pela disponibilidade permanente de partilhar o espaço público em iniciativas das comunidades para as quais é convidada. Quando o faz, é sempre de um modo gratuito.

A Escola Silvina Candeias, fruto da força e perseverança da Mulher que dá o nome à Escola, é hoje um espaço rico de experimentação e de emoções, mas também de rigor e competência. No seu menu formativo estão cursos que vão das novas tecnologias e línguas à administração, de práticas desportivas (de alta competição) como o Judo e o Karaté às artes (teatro e dança: clássica, exóticas, de salão ao nível da alta competição).

O que quero realçar aqui e agora é, sem dúvida, a existência de uma disponibilidade permanente desta Escola, cujo director é hoje um dos filhos da fundadora da Escola, Pedro Candeias, um jovem com formação em Animação Sociocultural, portanto, sensível às questões do desenvolvimento cultural das populações.

Esta sensibilidade da Escola permite, sem demagogias, tornar a existência de algumas crianças e jovens de meios desfavorecidos, mais enriquecedora, projectada para uma inclusão social plena, quando atribui, a estas, bolsas de frequência nos cursos de sua preferência.

Dou um valor absoluto a esta dádiva. Foi assim, com uma bolsa de estudo de Anna Máscolo, que fiz os meus estudos em dança clássica, quando naquela altura era difícil ter o apoio dos progenitores por razões culturais retrógradas.

Por tudo isto, um Bem Haja à Escola Silvina Candeias. Tem já o seu lugar na cidade e na região de Portalegre.