27 março 2008

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 de Março - 2008

Hoje festeja-se o Dia Mundial do Teatro!

A Vida e o Teatro têm uma relação muito directa.

Na primeira, na Vida, os actores sociais constroem e fomentam os sentimentos, realizam e aspiram a felicidade, todavia, numa paisagem paradoxal: como seres humanos que são, necessitam encontrar equilíbrios e razões para melhorarem os seus processos societários.

No segundo, no Teatro, os actores “artísticos” constroem, através da Arte e da Estética, razões que ajudam a melhorar o mundo e os processos de socialização e de relacionamento humano.

A Vida, ao passar, mostra-se no Teatro!

O Teatro, ao acontecer, interpreta a Vida!

Hoje é Dia Mundial do Teatro num ano em que se apela à diversidade cultural e à multiculturalidade.

Assim, o Teatro, como arte plural que é, tem um papel activo na construção dos valores que incentivam à inclusão, à solidariedade, à paz e à cidadania.

Hoje é Dia Mundial do Teatro, portanto, é dia de irmos ao Teatro conquistar saber e conhecimento e usufruir estéticas e momentos de prazer, valorizando a emergência de um desenvolvimento cultural permanente, associado à emancipação dos povos.

O Teatro ajuda a construir o caminho da Vida porque despoleta consciências e dinamiza a mudança.

Hoje é Dia Mundial do Teatro.

Façam o favor de entrar na sala. Aproximem-se do proscénio. Vejam o passado, o presente e o futuro em tonalidades e sonoridades diversas que os ajudam a interpretar o Mundo.

Hoje é Dia Mundial do Teatro. Façam o favor de ir ao Teatro.
Hoje é o Dia Mundial do Teatro. A generosidade dos actores e as Companhias de Teatro esperam por si