03 fevereiro 2008

ANIVERSÁRIO

Há exactamente dois anos, por esta altura, estava a iniciar o meu blogue sob a orientação do meu filho Pedro. Questionava-me se seria capaz de cumprir, e manter com regularidade, reflexões breves sobre Animação, Arte e Cultura. Exceptuando os meses de Agosto, reparo que tenho mantido, com regularidade, um post semanal, algumas vezes de maior especificidade relativamente a cada um dos campos acima referidos, outras vezes reflexões incidentes sobre a problemática da vida e do mundo, outras ainda de ordem mais intimista e pessoal.

Precisamente há dois anos aqui, neste lugar, lamentava com tristeza a partida do meu sogro e amigo Manuel. Também por esta altura, exactamente há um ano, rejubilava de imensa alegria com o nascimento do meu primeiro neto, o Manuel.

Nestes dois anos as margens do tempo foram estreitas para um leito tumultuoso da vida. Muitas coisas aconteceram. Umas boas, outras menos boas e outras ainda francamente más. Mas a vida é feita de encontros e desencontros, de ambições, de trabalho, de esperança, de desejos, de votos. O País evoluiu mas, paradoxalmente, também teve retrocessos. As relações sociais generalizaram-se, mas também aumentaram o seu campo de influências, constituindo por isso espaços de conflitualidade. Chegados aqui precisamos sempre de bom senso.

Contrariando os cépticos, ou as elites, que se recusam aceitar que este instrumento se democratize, e impedi-lo-iam se os permitissem, assumo claramente que na minha aventura de bloguista aprendi muito.

Antes de mais sou autónomo na utilização deste equipamento. Graças ao Pedro que, com paciência, soube entender os ritmos geracionais que nos separam em termos de aprendizagem. Ao mesmo tempo fui adquirindo uma disciplina que me permitiu a criação de mais um hábito sociocultural, isto é, permitiu-me entender o blogue como uma ferramenta de trabalho e de prazer. O compromisso do post semanal associado à sistematização na escrita. A apropriação da escrita na base de uma maior capacidade de síntese. Finalmente um compromisso que não está, nunca esteve aliás, descontextualizado da minha presença do mundo. Esse compromisso fez-me reatar, por esse mundo fora, relações de amizade e de companheirismo há muito descuradas pela preguiça da escrita da carta ou do simples telefonema.

Este blogue não dava um programa de rádio para a Rádio Comercial, porque não tem uma matriz de leituras curtas. Não daria também para escrever um livro ou até para fazer um filme, porque não tem uma narrativa coerente. É desconexo, às vezes desconcertante. Mas é o meu blogue. Graças a ele, e a mim sempre que queira, e quero por muitos anos ainda, estar em contacto com o mundo e com as pessoas, com o conhecimento e o saber, com a amizade e o amor, com a saudade e a esperança, com paz e a justiça social, com a solidariedade e com a fé.

Mas o meu blogue também existe, porque sei que há, do outro lado, muita gente que o lê. De Portugal, de outros países da Europa, dos Estados Unidos, do Canadá e também da América do Sul, especialmente do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Para todos vocês estimados leitores, amigos, conhecidos e desconhecidos, lanço daqui um abraço fraterno de profundo reconhecimento.

BEM HAJAM.