27 janeiro 2008

DISCIPLINAS SEM MANUAIS OBRIGATÓRIOS

in: Público de Sábado, 12 de Janeiro de 2008

A compra de manuais escolares de algumas disciplinas deixa de ser obrigatória a partir do ano lectivo 2010/2011, ao abrigo de uma portaria ontem publicada. A portaria define que não serão adoptados manuais escolares nas seguintes áreas e disciplinas: Expressões Artísticas e Físico-Motoras do 1º Ciclo do ensino básico; áreas curriculares não-disciplinares dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário; Educação Física, Musical, Visual e Tecnológica do 2º ciclo do ensino básico; Educação Física e Artística do 3º ciclo do ensino básico e Educação Física do ensino secundário.”

Olhando para esta notícia e fazendo uma retrospectiva do sistema educativo desde 1976, altura em que as expressões artísticas, no sentido literal da expressão, iniciaram a sua integração no sistema educativo, verificamos que até 1992/94 fomos aumentando os horários da Expressão Dramática, Expressão Musical e Expressão Visual no 1º ciclo do ensino básico e na formação de professores do 1º ciclo do ensino básico e formação de educadores de infância. Também verificamos que se aumentaram as horas da disciplina Expressão Dramática e Teatro dos 9º 10º e 11º anos do secundário.

Esta realidade levou a que aparecesse nos dois sistemas do ensino superior, Politécnicos e Universidades, cursos de Teatro com variantes de Expressão Dramática e de Teatro na Educação.

Ainda esta realidade permitiu que se apostasse em pós-graduações (mestrados e doutoramentos) de professores em Arte, nomeadamente professores de Teatro e de Expressão Dramática do ensino superior, para valorizarem, na componente formativa dos professores de Teatro tout court e dos professores do 1º ciclo do ensino básico e dos educadores de infância que leccionam expressão dramática integrada numa área de expressões artísticas, as dimensões pedagógica, científica e didáctica.

Pois é. Foi só até essa data, porque a partir daí tem sido um descalabro. Na Formação de Professores e de Educadores de Infância as horas em Expressão Dramática e/ou Teatro, assim como das outras áreas artísticas, têm vindo a decrescer considerávelmente; no secundário perderam-se também muitas horas na disciplina de Expressão Dramática e Teatro.

Tem vindo a desvalorizar-se, em termos de formação artística, a oportunidade que os jovens tinham à sua disposição no sentido de desenvolverem práticas artísticas que constituíam a base de uma formação harmoniosa, humanista e estética e que, a maioria das vezes, enunciavam já os seus percursos profissionais para estas áreas.

Voltando à notícia acima referida. Ao ignorar-se o papel importante dos manuais, cuja função didáctica, pedagógica e científica permite estabelecer um ensino de qualidade em matéria de formação artística, desvaloriza-se a importância da Arte na Educação e projecta-se na opinião pública a ideia de que a Arte é um acessório, sem critérios de qualidade e objectividade, remetendo-a afinal para um lugar absolutamente secundário na Educação.