05 junho 2007

FIM DE CICLOS



Chegámos ao fim de mais um ano lectivo e, seguramente, ao fim de um paradigma. No próximo ano lectivo já estaremos a funcionar, praticamente em todo o Ensino Superior, segundo os parâmetros de Bolonha e, por isso, é inevitável a mudança de paradigma.
Tudo vai mudar!
- O tempo em que decorrerá a formação: o primeiro ciclo (licenciatura) em três anos e o segundo ciclo (mestrado) entre um ano e ano e meio; - A abordagem pedagógica e científica por parte dos professores face a um tempo curto e rápido na formação e que não pode ignorar as competências a adquirir pelos estudantes em plena sociedade global e em mutação; - A nova forma de ser estudante, quer na gestão do seu tempo autónomo, quer na gestão do tempo presencial da formação; - A avaliação e o paradigma dos ECTS; - Finalmente a mobilidade de estudantes e professores que trará consigo a grande mudança cultural no sistema de ensino superior europeu.
Será uma fórmula com sucesso? Será o espaço das oportunidades para aqueles outros que querem ir mais longe? Será de facto o melhor para a Europa e para cada um dos seus países? O tempo, a seu tempo, o dirá.
Inevitavelmente chegou também o fim da licenciatura bietápica para os estudantes de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre. Haverá, não obstante, um período de transição de um, dois anos.
O que mais me marcou nos últimos anos, enquanto professor do curso, foi a capacidade dos estudantes terem percebido o papel fundamental do Animador e da Animação e, em conformidade, os seus projectos finais de intervenção sociocultural corresponderem, a maioria das vezes, aos interesses e às necessidades das populações.
Houve quase sempre empenhamentos acima da média, onde o espírito da militância sociocultural era a razão da sua intervenção, não havendo muitas vezes a mesma correspondência por parte de algum poder local. Talvez por receio de perderem o protagonismo ou por serem absolutamente conservadores e resistentes à mudança.
Sobre esta matéria o poder local e, por arrastamento, as suas comunidades, só poderão beneficiar em termos de desenvolvimento local se a porta da cooperação entre eles e as organizações for franca, aberta, progressista e democrática.
Finalmente, entre vários encontros que se têm realizado, gostaria de referir aquele que vai ter lugar na Escola Superior de Educação de Coimbra, entre 21 e 22 do corrente mês, realizado pela Lucília Salgado e não só, naturalmente, sobre o “Aprender em Tempo de Lazer - O Enriquecimento Curricular.
Entre vários oradores, vai estar presente o meu amigo e colega da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Victor Andrade de Melo, a própria Lucília Salgado e outros convidados que tornarão, tenho a certeza, um Encontro Internacional de grande qualidade. Vou tentar estar presente, pelo menos um dos dias, mais que não seja para dar um abraço a todos estes meus colegas, alunos e ex-alunos que espero possam também estar presentes.