17 junho 2007

BEM-HAJA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

A Fundação Calouste Gulbenkian tem estado a festejar os seus 50 anos - (1956-2006).
Ao longo de 2006 e já deste ano também, organizou conferências mundiais e outros eventos, nacionais e internacionais, que colocam Portugal no percurso mundial da Arte e da Cultura.
A Fundação é, como sabemos, uma instituição privada. Mas isto não tem impedido de, muitas vezes, cumprir uma parte dos compromissos em matéria de arte, cultura e ciência que deveriam ser da responsabilidade do Estado. E fá-lo pelos seus princípios e filosofia, desde sempre impregnada por um desejo do seu fundador: servir os portugueses e Portugal.

Uma das áreas fortes da sua política de intervenção cultural está associada à atribuição de bolsas de estudo. Em Portugal e no estrangeiro centenas ou, mais certo, milhares de portugueses e não só, têm beneficiado de bolsa para iniciarem ou prosseguirem os seus estudos em muitas áreas do conhecimento, desde as Artes e Cultura a todas as Ciências. Não só apoia em termos de investigação avançada como também em formações iniciais.

O meu escrito desta semana surge como um agradecimento público à Fundação Calouste Gulbenkian. Para agradecer o muito que fez pela minha formação profissional e académica. Quero agradecer a bolsa que recebi enquanto fazia o meu curso de Teatro no Conservatório Nacional; a minha participação como estagiário no corpo de baile do (saudoso) Ballet Gulbenkian no tempo do coreógrafo Milko Sparembleck; a minha passagem pela Casa de Portugal em Paris durante o ano lectivo de 1979, quando me especializava em técnicas de dança moderna e mimo. Finalmente, depois de um grande percurso, isto é, de muitos anos a rentabilizar aquilo que aprendi, a minha bolsa de Teatro para um doutoramento na área da Comunicação e Arte realizado em 2002 na Universidade de Aveiro. Reconheço que, sem o apoio da Fundação, seria difícil ter chegado a este patamar profissional e também à minha realização pessoal.

No momento, gostaria de referir o excelente programa do Fórum Cultural que está a decorrer na Fundação, durante os meses de Junho e Julho, sobre o Estado do Mundo. Vale a pena assistir a todos os momentos. Na impossibilidade de o fazer, veja alguns. Trata-se de uma visão sobre o que de melhor se fez e se faz, na Arte e na Cultura, no Mundo Contemporâneo.

Bem-haja F.C. Gulbenkian. Estou profundamente reconhecido pela solidariedade e confiança que têm demonstrado e continuam a demonstrar, pelo Povo Português e por Portugal.