28 maio 2007

NOTAS SOLTAS


Gostaria de dar os parabéns ao José Vieira pela reorganização do seu blog http://www.anijovem.blogspot.com, esteticamente mais agradável e seguramente mais eficaz. A eficácia, de alguma forma, tem vindo a ser demonstrada pela qualidade dos artigos aí publicados. Penso que será o único blog a dar informações sobre a juventude, de uma forma organizada e sistematizada, com interesse para os animadores socioculturais. Meu amigo, parabéns por esse trabalho de excelente qualidade.

Gostaria de registar também o excelente trabalho desenvolvido pela APROTED - Associação de Professores de Teatro na Educação, para quem é importante a divulgação de actividades teatrais e, de alguma forma, o estatuto e a carreira profissional do professor desta área. Todavia, penso que seria interessante investir na formação em serviço destes professores, componente que pressionaria, estou convicto, a definição da carreira e dos estatutos. Ao mesmo tempo, e pela distância que nos separa do último Encontro Internacional de Expressão Dramática e Teatro na Educação, penso que seria oportuno, não só estrategicamente, mas também pela emergência face à inovação e à mudança sociocultural, organizar-se um Encontro Internacional com uma componente significativa de intervenção e reflexão portuguesa. O encontro com este blog faz-se em http://www.teatronaeducacao.blogspot.com

Entre 05 e 10 de Junho próximo vamos ter em Évora a 10ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora organizada, como sempre, pelo CENDREV e pelos Bonecos de Santo Aleixo. Gostaria de referir este evento não só pela qualidade dos projectos apresentados nas outras edições como, seguramente, pelo nível deste ano que corresponderá, estou certo, a uma maior qualidade. Isto só é possível pelo excelente trabalho desta Companhia no âmbito do Teatro de Marionetas. De tal ordem, que justifica ser uma das companhias mais solicitadas mundialmente. A questão interessante é ver como se conjugam a tradição e a inovação a partir de linguagens comuns: as marionetas.
Tenho, como muitos sabem, uma relação afectiva muito grande ao projecto do CENDREV que continua aquele outro em que me envolvi em 1975 com o Mário Barradas, o Luís Varela, o José Peixoto e tantos outros. Refiro-me, naturalmente, ao Centro Cultural de Évora.

Finalmente uma questão mais emocional. Quando os nossos jovens partem para outros destinos à procura de outros horizontes, de outras culturas e de outras oportunidades, ficamos todos sensibilizados pela sua coragem e pelo seu espírito de sacrifício. Ao mesmo tempo, já aqui o referi, mostramo-nos desejosos de que possam aprender muito e possam finalmente regressar e investir neste país de forma a contribuírem para o seu progresso e desenvolvimento. Assim, desta forma, é fácil entender. Mas quando se trata de um filho nosso, o coração aperta muito mais levando-nos a confrontar com um dilema: a vontade de que partam e vivam outras oportunidades e a vontade de que fiquem e esperem essas oportunidades…
O meu filho Pedro já nos habituou à sua ausência, caminhando pelo mundo em busca de olhares através da sua objectiva. Como jovem arquitecto não pára também e, depois de dois anos em Barcelona, logo ali ao lado, está agora em Nova Yorque, no outro lado do Atlântico. Procura saber mais como profissional e também como pessoa. Está a conseguir porque é corajoso e lutador. Mas dói! Vejam como ele sente Nova Yorque através do seu site: