25 março 2007

Queria Dizer

Choca-me imenso que o Estado retire crianças de casa daqueles progenitores que dão amor aos seus filhos, apenas porque são pobres. Devia ajudá-los, fazendo com que as crianças crescessem junto dos afectos familiares, integrados nas comunidades e educadas na diversidade.
Da mesma forma me choca quando as crianças institucionalizadas, já adolescentes, vão para as famílias, muitas vezes rejeitadas desde sempre por estas e são confrontadas com a ausência de tudo e até dos afectos. Ou ficam nas instituições de acolhimento a aguardar a oportunidade de despejo, mas limitadas pela sua condição de dependente social e não ter direito àquilo que, sendo mínimo, fará parte da sua condição de socialização e integração comunitária.
Claro que não generalizamos as instituições de acolhimento, mas temos observado, no contexto económico actual, que existem algumas condições que sinalizam medidas avulsas, arbitrárias e até desenquadradas dos parâmetros daquilo que deve ser um Estado Social.
Quando uma criança chora e apenas se a manda calar, deve-se tentar saber porque chora…


/*/


INFORMAÇÃO
A Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural (APDASC) está a desenvolver um novo projecto, intitulado "Práticas de Animação". Este projecto visa a criação de uma revista no âmbito da Animação, Educação Social e da Pedagogia.

A revista Práticas de Animação pretende reunir artigos de opinião, estudos, divulgação de projectos, actividades e resenhas bibliográficas, respeitando os objectivos definidos para este projecto. São eles:
- Divulgação da Animação Sociocultural através das suas diversas práticas educativas e culturais;
-Contribuir para a construção de um espaço de debate e reflexão sobre a Animação em Portugal; -Possibilitar que Animadores e outros profissionais possam contribuir para a afirmação de novos projectos associativos no âmbito das práticas de Animação Sociocultural;
-Reunir ideias e opiniões sobre teorias e práticas da Animação Sociocultural;
-Estimular os animadores a participar activamente num projecto colectivo.


/*/


Provavelmente daqui por um ano, altura em que este blog fará dois anos de existência, terei necessidade de mudar de página, de estética ou simplesmente desistirei. O blog do meu filho Pedro, 'O Crepe [suzete], por sua iniciativa fará uma pausa. O Pedro não é um homem para desistir e assim reenvia-nos para o seu novo blog: vontade indómita.